segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Nunca me disseram que ser mãe é um eterno se vira nos 30! - Alimentação

"Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, 
fazei tudo para glória de Deus"
1 Coríntios 10:31


         Então gente linda! Como prometido, estou aqui pra contar um pouco sobre como tenho "me virado nos 30" pra cuidar da minha princesa. E decidi começar falando sobre alimentação já que esse é um tema super importante e que tira o sono da maioria das mães. Eu nunca fui um exemplo no quesito alimentação, mas filho muda muita coisa né?! Rsrsrs Muda tudo pra ser mais exata! E como pra eles a gente quer sempre o melhor, comecei a rever minha alimentação assim que soube da gravidez. Comecei aos poucos, pro choque não ser muito grande. Cortei o refrigerante, e fui cortando uma coisa aqui, substituindo outra ali, tratando de me informar quais eram os melhores alimentos pra mim nesse período, e assim fui descobrindo a incrível capacidade que nosso organismo tem de se reeducar. Já nesse momento comecei a estudar sobre introdução alimentar e sobre o que eu deveria fazer pra garantir que minha filha recebesse todos os nutrientes necessários pra se desenvolver bem. É inquestionável que uma alimentação saudável começa com a amamentação. Não existe alimento melhor para um bebê que o leite materno. A recomendação atual da OMS é que o aleitamento materno seja mantido em livre demanda (quando e quanto o bebê quiser) até dois anos ou mais, sendo os primeiros seis meses de aleitamento exclusivo (nada de água,chás, e muito menos mucilixo por favor!). 

-Nem água? Mas como um bebê sobrevive só com o peito seis meses????
-O leite materno é completo! A minha não sobreviveu ela VIVEU saudável e era das "fofinhas"! rsrsrs. 
- Mas você não trabalha! Eu preciso voltar a trabalhar como faço?
- É perfeitamente possível amamentar trabalhando. Você pode armazenar seu leite para que ele seja oferecido ao bebê na sua ausência. Conheço muitas mães guerreiras que conseguiram! 

    Nesse link você encontra todo o passo a passo para armazenamento de leite materno. E nesse seis razões para esperar até os seis meses para introduzir outros alimentos.

-Mas eu não amamentei e agora?
-Bola pra frente que atrás vem gente! Dá pra acertar o caminho daqui por diante, é só não desistir!
-OK mas e depois dos seis meses? Papinha industrializada né?
- Nem pensar! Tudo natural, feito em casa, sem corantes, conservantes, e sal e açúcar só depois dos dois anos. 
-Mas eu não tenho tempo!
-Eu também não! Rsrsrs

      Já falei por aqui que minha filha não para! E que muitas vezes me falta tempo pro básico, isso inclui até comer, e é aí que a gente se vira! Tive uma "mentora" apesar dela não saber disso, rsrs que foi a Thais Ventura do blog as delícias do Dudu. Nele você encontra todo tipo de receitas gostosas e saudáveis pro baby e pro resto da família também. Pode fazer as papinhas e congelar em formas de gelo, assim não perde nutrientes, e você não gasta tempo cozinhando. Eduarda já passou da fase das papinhas mas aqui em casa até hoje é tudo congelado, pra mim e pra ela. Cozinhar é só uma vez na semana quando o marido tá em casa, nos outros dias é descongelar e ser feliz! No começo ela deu um pouco de trabalho em aceitar papinhas então começamos a utilizar o método BLW (baby-led weaning) onde a criança se alimenta sozinha, em seu próprio ritmo(mais informações aqui). E funcionou muito bem! Só que tivemos que dar uma pausa nas papinhas, que foram substituídas por alimentos que ela pudesse pegar. Então passei a congelar legumes e verduras(palitos de cenoura, brócolis, etc) em potinhos ou em sacos zip loc como esse.

*Imagem extraída do Google

  São uma mão na roda até pra levar alguma fruta na bolsa caso precise sair. O que leva ao assunto lanche. Um motivo que escuto muito pra justificar dar comida ruim pra crianças é a praticidade na rua. Então pergunto o que pode ser mais prático que uma fruta? Banana é um ótimo exemplo, pera e maçã não precisa nem descascar! Só colocar num saquinho desses e fui! Outra opção que minha filha ama é a tal da uva passa come um caminhão se deixar! Então coloco um pouco pra ela num potinho como esse e pronto!
*Imagem extraída do Google
(Ignorem o conteúdo é apenas ilustrativa.)



   Também uso esse mesmo tipo de potinho pra congelar a comida dela (feijão, carne essas coisas) que já não cabe mais nas formas de gelo. E se vamos a algum lugar em que preciso levar almoço pra ela, vai congelado nele (essa borrachinha veda super bem, não derrama nada.) e assim não dá tempo de estragar.

-Isso tudo não é ser muito radical?
- Vamos ver... Está comprovado que obesidade começa na infância, boa alimentação é questão de saúde, cada vez mais crianças tem apresentado problemas do tipo diabetes, e hipertensão, e etc, etc, etc, então... NÃO!

   Ela tem uma vida inteira pela frente, terá liberdade de um dia se quiser, se entupir de porcarias, mas não enquanto isso for minha responsabilidade e eu espero conseguir educá-la para se alimentar de forma consciente. E podem ter certeza até hoje ela está muito feliz com as receitinhas que a mamãe faz pra ela! Comer por aqui sempre foi uma atividade sensorial, ela sempre fez a bagunça que quis e conforme foi crescendo, foi me ajudando a limpar. O resultado é que hoje com um ano e oito meses já come sozinha(com supervisão é claro) e utiliza os talheres praticamente sem sujar nada( nem vou dizer que tomou sopa de beterraba de blusa branca semana passada, e não se sujou porque ninguém vai acreditar! Mãe babandoooo rsrsr). Mal soube o que é ficar doente. Come super bem e de tudo! Até mesmo o tão temido brócolis. E se eu pudesse voltar atrás faria tudo igualzinho!

    E pra encerrar esse post a música que cantamos na hora das refeições, afinal não podemos deixar de "agradecer ao Deus que dá todo dia o que comer" sabendo que a receita "pro coração ficar fortão é ler a bíblia e muita oração!" 

Beijos a todos!
Que a palavra de Jesus o pão da vida, seja sempre teu principal alimento!
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário