terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Projeto criação do mundo- Quarto dia



"E disse Deus: haja luminares no firmamento do céu, para fazerem separação entre o dia e a noite; sejam eles para sinais e para estações, e para dias e anos;
e sirvam de luminares no firmamento do céu, para alumiar a terra. E assim foi.
Deus, pois, fez os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; fez também as estrelas.
E Deus os pôs no firmamento do céu para alumiar a terra,
para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que isso era bom.
E foi a tarde e a manhã, o dia quarto."

Gênesis 1:14-19



  Pessoas lindas! Voltei para contar como foi o quarto dia do nosso projeto criação do mundo. Essa foi uma das caixas que ela mais gostou e também a que mais me surpreendeu, não só pela animação que ela ficou mas também pelo retorno que foi melhor do que eu esperava. Para montar essa caixa utilizei o mesmo saco de lixo e o mesmo algodão da caixa do segundo dia, papel color set nas cores laranja, amarelo e preto, e lantejoulas prateadas que eu tinha perdidas em casa desde o tempo em que trabalhava em ministério de teatro na igreja (galera do altares essa é em homenagem a vocês, saudades! Rsrsrs). 
  Com o saco de lixo fiz um fundo, e dividi com o color set preto pra dar a noção de dia e noite. Fiz um sol em color set laranja e amarelo, e deixei solto no lado azul assim como o algodão. Desenhei e cortei uma lua num outro pedaço de color set e colei as lantejoulas nela (aí foi babado! Fiz tudo durante a soneca da tarde de Eduarda, por isso não quis procurar a pistola de cola quente pra não acordá-la. Já tentaram colar lantejoulas com cola branca? Não tentem! É de enlouquecer! Acabei indo atrás da cola quente mesmo.) Deixei o restante das lantejoulas soltas, espalhadas no papel. E ficou assim.


  Então novamente assim que ela acordou, ouvimos a música Autor da Criação, lemos a história da criação na Bíblia dela, e fomos para a sala onde a caixa já esperava na mesinha. Quando ela viu já começou a gritar animada: "Didade mamãe, didade"(atividade) então sentou e abriu a caixa. Gritou sorrindo um Eita! Bateu palmas e disse: "Ti ninda(que linda) mamãe! Tá ninda, tá ninda!"(tá linda). Olha, esse instante já valeu tudo!


  Fui falando para ela: Lembra que Deus criou o céu com nuvens? Lembra que ele fez o claro e o escuro? Então Ele resolveu chamar o claro de dia e o escuro de noite, e aí colocou no céu o sol grandão pra iluminar o dia e a lua e as estrelinhas pra iluminar a noite. De dia  tem sol e nuvens no céu, Eduarda acorda, brinca e vai passear. De noite tem lua e estrelinhas no céu, é quando o papai chega em casa, e Eduarda vai dormir.      Ela ia ouvindo e tirando cada coisinha da caixa, observando tudo com a maior atenção, depois sorria e dizia: "Ti degal!"(que legal). Uma graça! Como a intenção da caixa sensorial é que ela aprenda através do tato, das sensações, não tinha nada fixo; deixei todos os elementos soltos pra que ela pudesse mexer e explorar a vontade.  
  
   
  Depois fomos passear e veio a parte mais legal da história. Ela apontava o céu e dizia: Sol mamãe, dia! E um pouco mais tarde na varanda de casa dizia: "Iculo, nôti"(escuro, noite). Eu sempre dizia bom dia, e boa noite para ela ao acordar e antes de dormir. Mas desde essa atividade é ela quem diz! Deseja bom dia, para mim, para os brinquedos, para as gatinhas, e até para os vizinhos. E a noite, quando percebe que escureceu já começa a dizer que "papai vai chedá"(chegar) sem esquecer de desejar "Bô nôti" pra todo mundo! Enfim, se eu soubesse que o resultado seria tão positivo teria feito tudo antes!


E por hoje é só! Logo, logo, conto como foi o quinto dia.

Que o Senhor os abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário