quarta-feira, 4 de março de 2015

Nunca me disseram como montar um enxoval realmente útil- Parte 1

   Olá pessoas lindas! Há um tempo atrás uma amiga gestante me perguntou o que era necessário para o enxoval do bebê(porque não é possível que a gente precise do monte de coisas que vem nas listas de enxoval oferecidas pelas lojas). Então fiz uma listinha básica comentando o que realmente usei com Eduarda. Confesso que na época até cogitei a possibilidade de editar para o blog mas pensei: Nossa que coisa mais brega! Um blog sobre maternidade dando listinha de enxoval, totalmente clichê! Coisa mais mimimi, não é minha cara tô fora! Rsrsrsrs Mas o tempo foi passando, o número de gestantes em minha vida aumentando, e a pergunta surgindo com maior frequência. Então aqui estou eu mais uma vez, me deparando com a único fator imutável da maternidade: pagar a língua! E publicando( do meu jeito) a tão falada lista de enxoval. Fiz uma lista bem minimalista pra Eduarda. Fiz questão de gastar o mínimo possível com enxoval, evitar ao máximo excessos e coisas supérfluas, até porque meu foco maior(financeiramente falando) era o parto. O nascimento é um momento único que deixa marcas para a vida toda, enquanto que roupinhas, fraldas e todo o resto vão se resolvendo(e se perdendo) com o tempo. Funcionou bem pra mim, mas o legal é cada família adaptar a sua própria realidade. Questionar sempre é a melhor maneira de separar o que você realmente precisa do que o comércio quer que você pense que precisa. Assim você economiza, fica livre de tralhas que só ocupam espaço, e evita o consumismo. Bom, como sempre falo(ou escrevo) demais não consegui fechar tudo em um post só, então dividi em duas partes e aí vai a primeira:

O Que NÃO Comprar

 Estranho começar assim não é mesmo? Mas é preciso pois o assunto é sério! Compramos coisas sem pensar, apenas porque todo mundo faz, e por vezes não percebemos o perigo que podem representar para nossos filhos ou para nossa relação com eles. Ainda não entendeu? Explico:

Mamadeiras- Não compre, não deixe ninguém comprar de presente pro bebê, e se ainda assim ganhar toque fogo! Isso é sério! Amamentar é uma benção, é lindo! Traz inúmeros benefícios para mãe e bebê, mas também pode ser algo muito cansativo e extremamente difícil! Nem sei contar o número de vezes em que em meio a uma madruga difícil, com sono, dor, bebê chorando e por aí vai desejei uma mamadeira pra acabar com aquilo tudo. E agradeci a Deus por não ter nenhuma em casa, por não ter chance de cair em tentação, sabendo que isso não só não resolveria o problema, como causaria outros muito piores. Mamadeiras causam inúmeros problemas respiratórios, prejudicam a formação da face, e a dentição,dificultam a fala, e causam confusão de bicos e desmame precoce. Então você pode dizer: "Ah! Mas não é bem assim, que exagero." As evidências cientificas mostram que não é exagero. " Mas tantos bebês usaram e não morreram" Não estou criando uma sobrevivente, e creio e espero que você também não! Indico a leitura desses textos para maiores informações.
Confusão de bicos artificiais
Uso de mamadeira prejudicial em qualquer idade

Chupeta- Assim como a mamadeira, é algo traz inúmeros malefícios cientificamente comprovados. Se você acha bonitinho, e pensa em oferecer ao seu filho, indico a leitura desse texto. Chupeta o que toda mãe e pai deveria saber. E além disso, em minha opinião é algo que interfere negativamente na construçao do vínculo e na comunicação entre mãe e bebê. Falei sobre isso aqui.

Cadeirinha vibratória-  Você deve estar dizendo: - Mas até a cadeirinha?! Bom, não existe nenhuma comprovação científica que a cadeirinha cause danos a criança(com exceção de alguns acidentes envolvendo má fabricação). Mas em minha visão a cadeirinha pode ser prejudicial, se utilizada para substituir algo importante e que o bebê tem direito: colo! Bebês não precisam somente de algo que os mantém balançando, e sim de carinho, aconchego, proteção, cheiro de mãe e de pai, suas vozes, o som dos seus corações batendo, de sua respiração. Colo! Que nunca adoeceu, nem enlouqueceu ninguém, enquanto a falta dele... Enfim, se você tem gêmeos, toda ajuda é válida, mas se tem seus braços livres, pense bem se precisa mesmo utilizar esse recurso, e caso decida que sim, faça um favor a si e ao seu bebê e utilize o mínimo possível.

O Que Comprar

Roupas do Bebê
  • 6 bodys- Amooo! Super práticos! Ela nasceu no verão, então optei em só comprar os de mangas curtas devido ao calorão aqui do nordeste. Mas existem opções de mangas longas mais adequadas a outras estações ou regiões mais frias.
  • 4 conjuntinhos pagão- Se você não sabe o que é isso tudo bem eu também não sabia! Rsrsrs São aqueles conjuntos com calça camiseta e casaquinho, geralmente vem com luva e sapatinho também. Usava bastante no comecinho tanto a noite (por conta do ar condicionado), quanto para as visitas ao pediatra (pelo mesmo motivo).
  • 6 conjuntos de camiseta e short- Melhor aquisição! Como já dito, ela nasceu no verão, e foi um verão daqueles! E antes que comecem a me apedrejar quero avisar que recém nascido também sente calor sabia? Eles tem dificuldade em regular a temperatura mas isso não é só para o frio é para o calor também. Super aquecer o bebê é tão perigoso quanto deixar passar frio, então bom senso é fundamental! Perdi as contas de quantas vezes ouvi um "ela tá com frio" enquanto a menina pingava de suor nos meus braços.Sempre foi calorenta como o pai, se eu fosse ouvir os pitacos tinha matado a coitada. Comprei dois kits com 3 camisetas cada tamanho RN, cada um por R$1,50! Tá, agora podem me apedrejar foi mesmo pirangagem como dizem por aqui! Rsrsrs Mas pensei: Ela  vai usar isso uns quinze dias, é só pra ficar em casa mesmo, vou compra roupa cara pra que? Mas ela usou muuuuuito! Como nasceu comprida e magrela couberam um bom tempo, e por incrível que pareça apesar do preço a qualidade não deixou a desejar. Eram super fresquinhas, de algodão, bem confortáveis, e no calor de dezembro/janeiro ela vivia de camiseta e fralda feliz da vida!
  • 6 pares de Meias- Nunca comprei sapatinhos alem dos que vinham nos conjuntos pagão, ela ganhou vários(todo mundo ama dar sapatinhos) e aderi as meias/sapatilha da lupo ou puket ate ela aprender a andar(Não estou recebendo pela propaganda são boas mesmo! Mas se quiserem me pagar to aceitando! Rsrsrs). São lindas, confortáveis servem pra qualquer lugar, tem pra menino e menina, custam cerca de trinta reais com anti derrapante e cinco reais as de tamanho recém nascido que não tem o anti, o bom é que calçam até três números ou seja, você usa bem mais que sapatos. Mesmo após aprender a andar Eduarda continuou usando das que tem anti derrapante em casa, super útil.
  • 15 fraldas de pano- Muito, muito, útil! Eu tinha umas mais bonitinhas pra sair, e outras mais simples pra usar em casa mas não vivia sem! Bebês babam, regurgitam, enfim você sempre acaba precisando.
  • Toalhas fralda- São mais delicadas, ideais para a pele do recém nascido. Comprei um pacote com três mas hoje compraria mais. São uma ótima aquisição, e sempre encontramos alguma utilidade mesmo depois que o bebê cresce.
  • 2 Toalhas de banho com capuz - Dispensa comentários.
  • 5 ou 6 Jogos de berço- Não é kit berço, falo de jogos de lençóis. Normalmente vem um lençol com elástico, o lençol de cima e a fronha. Parece muito mas bebê faz muito xixi, regurgita muito, fralda sempre vaza e o coco de eduarda não tinha fralda no mundo que segurasse! Kkkkk

  • 5 ou 6 lençois de xixi- Ajudam a trocar menos os lençóis do berço.
  • 4 mantas- Isso depende da região ou dos ambientes que o bebê frequenta. Como já dito, Eduarda sempre dormiu no ar condicionado então uso até hoje, tenho duas mais grossas e outras mais fininhas, também usamos muito para as tais visitas ao pediatra.
  • Bolsas de maternidade- Ganhei as minhas, uma grande e uma pequena. Foram bem úteis apesar de ela ter nascido em casa e portanto não irmos a maternidade rsrsrs. Na época não conhecia outra opção, hoje compraria uma bebechila (também não recebi pela propaganda kkkk) que é mais minha cara e o preço é quase o mesmo. Mas enfim, depende da preferência de cada mãe.   
Higiene do Bebê
  • 1 Sabonete liquido neutro glicerinado.
  • Pomadas para assaduras- Para começar rsrsrs)
  • 2 Pacotes de hastes de algodão-Para começar também rsrsrs ajuda muito nos cuidados com o umbigo.
  • 1 Frasco de álcool 70%- Também para limpeza do umbigo
  • 2 pacotes de algodão- Novamente é só o começo rsrsrs! Não é indicado o uso de lenços umedecidos no bebê durante os primeiros 30 dias e quem já  tem filhos ou conviveu com bebês sabe que recém nascidos empolam com tudo! Melhor não facilitar, água e algodão resolvem perfeitamente! Lenços umedecidos só específicos pra recém nascidos, apenas pra sair e olhe lá! 
  • 4 Pacotes de fraldas descartáveis RN/P- Se você não optou pelo uso das fraldas de pano modernas, isso também é apenas pra começar rsrsrs. E vai depender do tamanho do baby e do crescimento, usei bastante RN porque ela era magra e esse tamanho fechava melhor nas perninhas. Não fiz chá de fraldas e nem estoque por medo de alergia. Fiz uma pequena pesquisa com algumas mães,vi as marcas que causavam menos irritação e fiquei nelas.
  • 1 Jogo de escova e pente
  • Kit de unhas pra bebês- Cortador,tesourinha de pontas arredondadas, e lixa, acho legal comprar o kit porque aqui houveram fases de eu achar um ou outro mais fácil e como cortar as unhas do bebê é bem complicado, melhor ter opção.

E por hoje é isso gente, volto em breve com a segunda parte da lista!
Beijos a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário